.A Carta, Pero Vaz de Caminha e Oswald de Andrade

coincidência ou não do mês de Abril, esta semana em nossa aula de Cartas lemos por completo a Carta do Achamento do Brasil, enviada a El-Rei D. Manuel por Pero Vaz de Caminha.

o Achamento do Brasil aconteceu em 22 de Abril de 1500 (alguns usam a palavra Descobrimento, algo que é de se discutir, uma vez que o Brasil não foi descoberto (os índios já estavam aqui) e sim achado pelos portugueses, hehe), quando as 13 caravelas lideradas por Pedro Álvares Cabral aportaram em terras brasileiras. a carta escrita por Pero Vaz traz muitas coisas implícitas (e explícitas) que moldaram a figura de nosso país nas terras portuguesas.

excluindo os julgamentos de valor sobre a carta, rs, deixo ela aqui disponível para quem se interessar em ler por completa, adicionando a isso um poema de Oswald de Andrade, que escreveu em seu livro de poesia Pau Brasil, lançado pós Semana de Arte Moderna, em 1925. notem que o poema é inteiramente extraído da Carta de Pero Vaz (um “copia e cola”), porém organizado por títulos criados pelo escritor (e essa é a ideia mais genial na criação do poema). Oswald satiriza a Carta e Pero Vaz, o Manifesto Pau Brasil foi um espaço pra receber esse tipo de arte na época.

.

A Carta, por Pero Vaz Caminha.

.

O poema, por Oswald de Andrade.

.

.

para quem desejar ler mais sobre esse bom deboche apontado por Oswald no poema, encontrei na internet uma análise mais detalhada feita por um professor.

.

.

Leaver a comment