.O Último Poema do Rinoceronte, Bahman Ghobadi

O Último Poema do Rinoceronte (2012) é um daqueles filmes que nos surpreendem quando a tradução da história se torna completamente um poema em tela. cada frase, cada diálogo, cada sequência no filme é um verso de poema. cada dor, cada tortura, cada sanguessuga que absorve o sangue do poeta como se quisesse absorver parte da punição do cárcere a que foi submetido. o cárcere que lhe roubou os anos e a história, mas nunca as palavras que deixou escrita sob muitas formas.

o filme do diretor iraniano Bahman Ghobadi traz a história do drama do poeta Sahel, preso na Revolução Islâmica do Irã, que cumpriu pena de trinta anos na cadeia e que teve um tempo roubado de vida, um tempo que lhe privou de se sentir vivo – e o filme é rico em imagens a nos confundir sobre isso, uma mescla de sonhos, de mortes, de fugas de realidades -, mas nunca de deixar de amar sua esposa, a mulher a qual ele sai em busca quando tem ganha a liberdade.

ela, a mulher, não sabe que ele ainda está vivo e passa uma vida cheia de lembranças e tentativas de resgate de seus poema, algo que fez disso um trabalho, o trabalho de tatuar no corpo das pessoas as palavras que ele deixou como poeta.

todas as cenas parecem compor um poema e o último poema do filme, como nos anuncia o nome, nos tira o fôlego sobre o quê o ser humano é capaz de fazer quando se trata de amar.

.

.

.

o que você quer do solo?

eles não te libertaram?

eles abriram o chão e cobriram seus sinais.

anunciaram sua morte.

se você está vivo ou morto, ninguém sabe.

sele seus lábios

carregue as paredes em seus ombros e vá embora.

.

.

.

sua aparição se desvanece

imerge na água

você olha

o tempo pára e também olha.

uma aranha chega

ela mistura esse momento com sua saliva pegajosa

tece uma teia do tempo

você foi caçado,

ela o deixa.

uma aranha do tamanho de uma..

..de uma aranha.

o céu escurece, clareia e escurece.

a árvore suspira por ar para secar sua seiva.

.

o filme completo e legendado pode ser baixado no Filmes Cult.

Leaver a comment