.retratos femininos, National Portrait Gallery

O post anterior em que Gabi fala sobre as mulheres de Virginia Woolf trouxe a nós a lembrança de muitos retratos, retratos de quem passou pela literatura e escrita.

São retratos não de personagens que falamos, mas de escritoras que as criaram e que estão expostas na National Portrait Gallery (todas as fotos são do site). Muito dos nomes são por nós conhecidos, outros nem tanto, a ideia aqui é apenas lembrar da importância desses rostos, rostos de mulheres célebres que deixaram suas marcas em tempos difíceis de se alcançar respeito dentro da própria criação e expressão.

A National Portrait Gallery é um museu de Londres que abriga fotografias, caricaturas, pinturas, desenhos e esculturas de pessoas famosas. Coloco aqui apenas algumas destas mulheres, no site do museu é possível consultar muito mais.

.

..

Virginia Woolf (1882-1941), foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo.

Woolf era membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhava um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entre guerras. Seus trabalhos mais famosos incluem os contos Mrs. Dalloway (1925)Ao Farol (1927)Orlando (1928), assim como o livro-ensaio Um Teto Todo Seu (1929), onde encontramos a famosa citação “Uma mulher deve ter dinheiro e um teto todo seu se ela quiser escrever ficção”.

.

.

.

.

à esquerda, Agatha Christie (1890-1976), escritora britânica que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa, e, à direita, Gertrude Stein (1874-1946), que foi uma escritora, poeta e feminista estadunidense.

.

.

à esquerda, Anita Loos (1889-1981), escritora norte americana e, à direita, Charlotte Brontë (1816-1855),  escritora e poeta inglesa, a mais velha das três irmãs Brontë que chegaram à idade adulta e cujos romances são dos mais conhecidos da literatura inglesa.

.

.

Jane Austen (1775-1817), a escritora que utilizava da ironia para descrever suas personagens em seus romances e, à direita, George Eliot (1819-1880), uma romancista autodidata que usava um nom de plume masculino para que seus trabalhos fossem levados a sério, ambas inglesas.

.

.

Nancy Mitford (1904-1973), romancista e, à direita, Noel Streatfeild (1895-1986), conhecida por escrever diversos livros para crianças, sendo alguns de seus livros adaptados em filmes.

.

.

Sue Townsend (1946-2014), escritora e roteirista inglesa e, à direita, Sylvia Plath (1932-1963), uma poetisa, romancista e contista norte-americana, adepta da literatura confessional através do romance autobiográfico onde ela descreve detalhes de sua luta contra a depressão..

.

Leaver a comment